Como ter uma Comunicação de Moda Estratégica?
A regra básica de uma boa comunicação é: transmitir com clareza a ideia pretendida. Na moda, com tanta informação, mudança, inspiração e tendências, isso se torna ainda mais fundamental. Quer entender um pouco mais sobre o novo cenário da Comunicação e do Marketing? Acompanha esse conteúdo!
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O cenário da Comunicação em 2020
O mundo mudou e a gente acompanhou isso de perto, não é? 2020 será um divisor de águas na forma como nos comunicamos e principalmente como o Marketing de Moda é feito. Sabe por que? Porque o foco deixou de ser o produto e voltou a ser no ser humano.
Em meio a tantas mudanças sociais, perdas e do isolamento, o consumidor percebeu o que realmente importa na vida: seu impacto no mundo. Hoje, o cliente não quer somente consumir alguma coisa, ele quer fazer parte de algo (e algo importante).
A essência atual do Marketing (também na Moda)
O consumo brasileiro está mudando, não basta somente lucrar é preciso ter um propósito de marca. O consumidor está preocupado com o impacto social e ambiental que gera no mundo onde vive e por isso houve um aumento na responsabilidade social das empresas.
Francine Lemos, fundadora da empresa Cause, afirma que “abraçar um propósito vai muito além de uma campanha pontual”. Em uma entrevista para o Meio&Mensagem ela compartilha que a diferença entre uma comunicação de causa e uma campanha está na consistência do que a marca faz de fato.
E como isso impacta a Moda? Marcas que estão preocupados com questões social e ambientais deverão usar essas informações na sua Estratégia de Marketing. Criação de campanhas sustentáveis e valorização da produção prórpia e local são alguns exemplos a serem explorados.
O Marketing Social
Se você já entendeu a importância dessa mudança na Comunicação de Moda Estratégica precisa entender mais sobre o Marketing Social. Esse termo apareceu pela primera vez em 1971, onde o autor Philip Kotler (o pai do Marketing) disse que o Marketing Social não tem como objetivo incentivar o consumo, mas sim fornecer um propósito para a marca, agregando valor e conquistando a fidelidade dos clientes (que aliás procuram isso em tudo que consomem!).
Perspectivas para o mercado
Ficou claro que você precisa se posicionar de uma forma social e ambiental para que seu cliente veja valor diferenciado na sua marca, certo? Aproveite e inove nas suas produções, se associe com causas locais e aposte nas produções sutentáveis e de baixo impacto ambiental. Não se esqueça de deixar claro para seu público tudo isso, ok? Compartillhe nas redes sociais e mobilize a sua comunidade para essas práticas.
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O que acha de começar a aplicar, aos poucos, essa estratégia no seu negócio ou na empresa que você trabalha? Temos certeza que fará diferença!